sábado, julho 16

DESDE O ALTO DA SERRA « BUJÕES »


A estupefacção tomou conta de Bujões no último sábado. Também não era para menos, já que a urbe se viu invadida de gente ilustre, e que ainda por cima em plena confraternização com o mais modesto habitante.
O pretexto foi a apresentação das memórias de vida do nosso conceituado conterrâneo Germano Correia Botelho, que nos honrou com a cerimónia do seu lançamento.
Mas esta revestiu-se de uma pompa sem precedentes, e que deixou de boca aberta a aldeia. O blogue Bujões e sua Gente, na sua singeleza e simplicidade, vai dar uma pálida ideia do que foi este evento.
Num espaço aconchegante, de sóbria arquitectura, tomaram lugar os familiares do escritor, após a celebração de uma Eucaristia sufragando aqueles que deixaram a terra de Bujões, mas não a sua memória. 
Foi a obra apresentada aos presentes, pelo nosso apreciado amigo José Paula. Entre os presentes, vimos muitos dos nossos conterrâneos, que aqui vieram expressamente, para assistir a este evento.
Explicada a natureza da obra, e salientada a sua urdidura, foram distribuídos vários exemplares autografados, por aqueles que auxiliaram na sua concretização, e também por aqueles que o autor quis homenagear, como foi o caso do blogue de Bujões. Expressamos aqui o nosso agradecimento pela deferência.
Foi a cerimónia, a que assistiram muitos familiares do autor, abrilhantada pela Orquestra Juvenil dos Salesianos de Poiares, numa actuação que encantou todos. Seguiu-se um momento de confraternização, sendo servido um excelente copo de água.
 Seguiu-se um momento artístico, preenchido pelo fado de Coimbra, interpretado por vários fadistas, que brindaram todos os presentes.
Terminou a festa já a noite ia alta, mas tão cedo os bujoenses não irão esquecer o dia 9 de Julho, como a mais marcante e nobre das suas vidas.
Fica aqui um singelo agradecimento ao gesto do nosso conterrâneo, já que nos escasseiam as palavras para relatar a euforia, agradecimento e vaidade que vimos nos nossos conterrâneos.

Obrigado doutor Germano.


Sem comentários: